Pessoas que se levam demasiado a sério




Quando encontro, ou conheço, pessoas que se levam demasiado a sério fico sempre indeciso e inseguro quanto às atitudes que devo tomar. Toda a minha mente se combate ferozmente entre o achar graça e a indignação.

O achar graça é um sentimento simpático. E creio não ser totalmente disparatado afirmar que as pessoas que se levam demasiado a sério são efectivamente cómicas! Isto, claro está, num primeiro olhar. A indignação surge quando essas pessoas (as que se levam demasiado a sério) não me sabem interpretar, por escassez de falta de humor.

Quem me conhece bem, saberá, apesar de tal nem sempre ser detectável, quando o meu discurso está a ser hiperbolizado para ter um efeito cómico. Há realmente em mim uma veia dramática, herdada provavelmente da cultura grega que influenciou em tempos toda a Europa, através dos romanos.

Sou, certamente, alguém que não se leva muito a sério, porque a vida fica demasiado aborrecida e entediante sem algum humor. As pessoas que levam demasiado a sério, por norma, não sabem o significado deste conceito e poucas vezes entendem ou outros, perdidas e preocupadas com o seu "eu" mais profundo.

As pessoas que se levam demasiado a sério não têm que ser nem bem nem mal educadas! Dentro destas duas espécias humanas encontram-se indivíduos que padecem deste mal. Os psicólogos são unânimes na conclusão que dificilmente estes casos terão cura, nem mesmo com um internamento numa clínica e apoio psiquiátrico, por tratar-se de uma herança genética ou de uma educação deficiente.

E você? Leva-se demasiado a sério?

Comentários

Mensagens populares